quarta-feira, 15 de abril de 2009

II DOMINGO DA PÁSCOA (Jo 20, 19-31)


O texto do evangelho de hoje mostra-nos a difícil caminhada dos discípulos para contemplar o Cristo Ressuscitado. Foi um árduo aprendizado, de erro em erro. É, portanto, um retrato de todos nós, da nossa caminhada, das muitas dificuldades que temos e dos inúmeros erros que cometemos em busca de melhores dias, de felicidade, de ressurreição.

Primeiro erro dos discípulos: Acreditar que fechando-se em casa, retirando-se do mundo e isolando-se, estão seguros e protegidos de ameaças e perigos externos.
A vida mostra-nos que todos somos igualmente vulneráveis. Não é suficiente trancar-se, esconder-se, isolar-se ou, mesmo, armar-se contra o mundo que nos parece ameaçar. Os altos investimentos nos mais sofisticados aparatos e mecanismos de segurança, apresentam-se insuficientes, quando não, totalmente ineficazes, uma verdadeira ilusão. Hoje, paradoxalmente, vemos carros-fortes sendo violados, condomínios fechados sendo assaltados, postos policiais sendo tomados, países armados e considerados seguros sendo aterrorizados, numa prova incontestável de que a verdadeira segurança não é só uma questão de ordem material. Numa sociedade desigual e injusta como a nossa, a maneira mais confiável de respirar uma certa segurança, a médio e longo prazo, talvez resida na nossa capacidade de compromisso real com a justiça e a paz, por meio de atitudes bem concretas, tanto pessoais quanto comunitárias. Aqui, vale lembrar as palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa, na sua homilia de Quarta-Feira de Cinzas, quando afirmava que "a crise do atual momento exige de nós a ajuda silenciosa, discreta, de pessoa para pessoa, de vizinho para vizinho, na intimidade das comunidades". Ou seja, nessa questão particular, como em todas as outras, ainda é o ser humano que faz a diferença.

Segundo erro dos discípulos: Deixarem-se escravizar pelo medo. Todos somos sabedores de que o medo faz parte do ser humano e é, por isso mesmo, um dos componentes naturais da caminhada da vida. Todos nós, indistintamente, em algum momento da nossa existência, trazemos conosco a experiência do sentimento de medo de algo ou de alguém. Até aí, nada há de anormal. O problema acontece quando o medo torna-se maior do que nós e assume dimensões desproporcionais, fugindo do nosso domínio, escapando do nosso controle e passando, por sua vez, a nos controlar. Portanto, um medo assim vivido e, ainda, por ser um dos sentimentos mais carregados de emoção, acaba por atrair até nós o seu conteúdo, transformando-o em realidade concreta. Afinal, quando se trata do ser humano, semelhante atrai semelhante, sempre. Por outro lado, está comprovado cientificamente que o medo tem o poder de acabar com as nossas defesas internas, de minar o nosso sistema imunológico, físico e espiritual, deixando-nos totalmente vulneráveis e predispostos a acolher todos os males que tememos. Alguém já dizia, acertadamente: "Se existe o demônio, seu nome é medo". O próprio Cristo advertiu os discípulos em diversas ocasiões, dizendo: "Homens de pouca fé, por que têm medo?", revelando-nos assim, que o oposto da fé não é a falta de fé, e sim, o medo. Portanto, tenhamos cuidado e permaneçamos bem atentos aos nossos medos, pois eles podem ser reveladores do quanto desconhecemos a nós próprios e, ao mesmo tempo, da necessidade imperativa de fazermos investimentos sérios e urgentes em auto-conhecimento. Quem sabe, no final das contas, mais cedo ou mais tarde, cheguemos à conclusão de que, nesse mundo, para quem tem fé, nada e ninguém poderá fazer mal algum. E, por fim, indaguemos, confiantemente, com o apóstolo Paulo: "Quem nos separará do amor de Cristo?".

Terceiro erro dos discípulos: Ver para poder acreditar.
O caminho é, precisamente, o contrário: crer para ver. Ou seja, a nossa fé tem o poder de gerar novas realidades, o potencial criador e criativo de transformar tudo, de fazer coisas novas e fazer novas todas as coisas. Afinal, não somos o que pensamos, dizemos, sentimos ou fazemos. Somos, sobretudo, o que acreditamos. É a fé, antes de mais nada, quem nos pode definir e qualificar.
Hoje, fala-se em três tipos de inteligência: a racional, a emocional e a operacional, relacionandas, respectivamente, aos hemisférios esquerdo, direito e central do cérebro humano. Entretanto, esquece-se da mais importante, daquela que é anterior e, ao mesmo tempo, orientadora das demais: A inteligência espiritual ou, simplesmente, inteligência da fé. Esta é muito mais do que as palavras possam dizer, os sentimentos possam sentir ou as mãos possam operar. Encontra-se muito aquém e muito além de tudo isto. Trata-se de uma percepção interior, de uma sabedoria da alma, de uma inteligência intuitiva, acessível, tão somente, aos que forem capazes de um profundo e verdadeiro silêncio. Todavia, não falo do silêncio enquanto ausência de palavras, de ruídos ou de interlocutores. Refiro-me àquele silêncio que, na expressão de uma mente lúcida dos nossos tempos, é a "mãe de toda palavra justa", uma escuta mais apurada e qualificada das nossas demandas internas, um mergulho sincero e corajoso no interior de nós mesmos. Oxalá que nos possa acontecer isso.